Histórico
O Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências iniciou suas atividades em 2007, com a criação do Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências.
O PPGECI (antigo PPEC) surgiu a partir dos trabalhos desenvolvidos por seus docentes na área de ensino de ciências, tanto em pesquisa quanto em atividades de extensão voltadas à formação de professores. Entre essas iniciativas, destacam-se o Grupo de Apoio aos Professores de Ciências e Matemática (GAECIM), cursos de formação lato sensu e cursos de aperfeiçoamento para docentes de Mato Grosso do Sul. Alguns docentes também trouxeram suas experiências de outros programas de pós-graduação, como o Mestrado em Educação e o Mestrado em Física da UFMS.
Inicialmente, o corpo docente do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências era composto por oito professores, divididos em três áreas de concentração: Ensino de Física, Ensino de Química e Educação Ambiental. Posteriormente, essas áreas foram reorganizadas em duas: Ensino de Ciências da Natureza e Educação Ambiental. As linhas de pesquisa do programa sempre incluíram: Construção de Conceitos em Ciências, Formação de Professores e Educação Ambiental.
Em 2016, o programa expandiu-se com a criação do curso de Doutorado em Ensino de Ciências. Embora, formalmente, os cursos de mestrado e doutorado fossem programas distintos junto à CAPES, em 2019 iniciou-se a transição do Mestrado Profissional para um Mestrado Acadêmico, culminando na fusão dos dois programas em 2020.
Corpo Docente Inicial
Angela Maria Zanon | Educação Ambiental |
Icleia Albuquerque de Vargas | Educação Ambiental |
Dario Xavier Pires | Educação Ambiental / Ensino de Química |
Lenice Heloísa de Arruda Silva | Educação Ambiental |
Maria Celina Piaza Recena | Ensino de Química |
Onofre Salgado Siqueira | Ensino de Química |
Paulo Ricardo da Silva Rosa | Ensino de Física |
Shirley Takeco Gobara | Ensino de Física |
Projeto Original (abril de 2006)