Linhas de Pesquisa
A Pós-Graduação organiza suas atividades acadêmicas em áreas de concentração, que englobam linhas de pesquisa específicas. Cada pesquisa desenvolvida deve estar vinculada a uma dessas linhas, garantindo alinhamento com os objetivos do programa e a especialização do corpo docente.
Área de ConcentraçãoRepresenta a vocação central do programa de pós-graduação, indicando sua especialidade na produção de conhecimento e na formação acadêmica. Reflete a área do conhecimento do programa, sendo geralmente ampla e estável ao longo do tempo. |
Linha de PesquisaDefine um recorte específico dentro da área de concentração, orientando a produção de conhecimento. Sustentada pelo corpo docente permanente, organiza projetos e teses de forma integrada e coerente com as competências acadêmicas do programa. |
Conheça melhor as linhas de pesquisa:
A construção do conhecimento em ciências
A linha de pesquisa A construção do conhecimento em ciências investiga o processo de formação de conceitos científicos, considerando obstáculos epistemológicos e estratégias para superá-los. Envolve a análise de métodos que promovam a evolução conceitual em direção às concepções científicas, incluindo o uso de tecnologias e recursos pedagógicos convencionais com novas abordagens. Busca compreender como os conceitos científicos se articulam com o cotidiano dos estudantes, contribuindo para a fundamentação teórica do ensino de Ciências.
Formação de Professores de Ciências
A linha de pesquisa A Formação de Professores de Ciências foca na formação inicial e continuada de docentes de Biologia, Física e Química, promovendo a integração entre conhecimentos científicos e pedagógicos. Aborda desafios como a dicotomia entre teoria e prática e a influência de políticas públicas no currículo e no papel docente. Investiga temas como práticas pedagógicas, história da formação docente e políticas educacionais, visando contribuir para a melhoria do ensino de Ciências em diferentes contextos.
Educação Ambiental
A linha de pesquisa Educação Ambiental busca compreender e promover reflexões sobre as relações entre sociedade e natureza, considerando aspectos éticos, sociais, culturais, econômicos e ambientais. Inserida no ensino brasileiro pela Constituição de 1988 e diretrizes curriculares posteriores, a Educação Ambiental é vista como essencial para a construção de comportamentos sustentáveis. Este campo de estudo se dedica a investigar e implementar ações educativas que integrem a temática ambiental ao cotidiano escolar e à sociedade, contribuindo para uma formação ética e responsável frente aos desafios da sustentabilidade no século XXI.