Interdisciplinaridade
Projeto de Ação Interdisciplinar na Escola
Resumo Executivo do Projeto de Pesquisa
Formulário para apresentação de destaques
Destaques apresentados 2020-11-26
Destaque apresentados 2020-11-19
Livros
Kuhn, T. A estrutura das revoluções científicas
Fourez, G. A construção da ciência – Capítulo V.
Fourez, G. Alfabetização Científica e Tecnológica – Cap. 1 a 5
Fourez, G. Alfabetização Científica e Tecnológica – Cap. 6 a Conclusão
Abordagens Didáticas da Interdisciplinaridade – Maingain, Dufourt e Fourez
Capítulo I – No sentido de um novo paradigma cultural e cognitivo para a escola
Capítulo II – Dois polos: a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade
Capítulo III – A interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade: novas disciplinas?
Capítulo IV – A multidisciplinaridade e a pluridisciplinaridade
Capítulo V – A interdisciplinaridade em sentido estrito
Capítulo VI – Um método para construir uma ilha interdisciplinar de racionalidade
Capítulo VII – O estabelecimento de um percurso interdisciplinar
Capítulo VIII – Cenários pedagógicos para a articulação das disciplinas
Capítulo IX – A avaliação das aprendizagens interdisciplinares
Textos traduzidos do francês por Paulo Ricardo da Silva Rosa
CHERVEL, A. A história das disciplinas escolares. In: Histoire de l’éducation, n° 38, 1988. pp. 59-119.
LENOIR, Y. & SAUVÉ, L. Introdução: a interdisciplinaridade e a formação para a docênica primária e secundária: qual interdisciplinaridade por qual formação? Revue des sciences de l’éducation , vol. 24, n° 1, 1998, p. 3-29 (Texto original em francês aqui).
FAGNANT, A.; JACMIN, C. & SENTE, I. Os seminários de aproximação interdisciplinar. Por que se interessar pela interdisciplinaridade no ensino e na formação de professores. CIFEN – Centre interfacultaire de formation des enseignants, Bulletin n°31, Avril 2012 (Texto original em francês aqui).
Autor não identificado. Alguns elementos de reflexão sobre a interdisciplinaridade. (Texto original em francês aqui).
FOUREZ, G. Um modelo para um trabalho interdisciplinar. ASTER N° 17. 1993. Modèles pédagogiques 2, INRP, 29, rue d’Ulm, 75230 Paris Cedex 05. (Texto original em francês aqui)
FOUREZ, G. Criar uma representação e desenvolver a interdisciplinaridade na escola. Revue des sciences de l’éducation, Vol. XXIV, n 1, 1998. (Texto original em francês aqui)
NOËL, B.; RAOMAINVILLE, M. & WOLFS, J.-L. A metacognição: aspectos e pertinência do conceito em educação. Revue française de pédagogie, 112, 1995. Didactique de science économiques et sociales, pp: 47 – 56. (Texto original em francês aqui.)
AROQ, Corinne; NICLOT, Daniel Relatório de atividades do Grupo de Formação pela Pesquisa – GFR, 2007 (Texto original em francês aqui)
Reuniões
Reunião de 02 de outubro de 2020 – Vídeo
Apresentações
Seminário Prof. Paulo Rosa 25/09/2020
Apresentação – Um modelo para o trabalho interdisciplinar
Vídeo 1 – Queda dos corpos
Vídeo 2 – Reconstrução da carcaça do Jabuti
Guia do Professor para a Interdisciplinaridade
Dameão, Ana Paula – Interdisciplinaridade e formação inicial de professores: uma proposta metodológica.
Dissertação de Mestrado
Dameão, A. P., Rosa, P. R. da S. & Errobidart, N. C. G. Um método para o trabalho interdisciplinar na escola. Revista Fórum Identidades, 25(set-dez), 2017.